O Regresso (resenha de filme)
O post de hoje é uma resenha sobre o filme que tem dado o que falar, O REGRESSO.
O Regresso (The Revenant) é um filme que estreou no Brasil este ano, e concorreu ao Oscar 2016. Aquele filme pelo qual finalmente o Leonardo Di Caprio conseguiu sua estatueta, como melhor ator.
Na premiação máxima do cinema mundial, O Regresso levou o Oscar nas categorias de melhor ator, melhor diretor e melhor fotografia. (Você pode conferir mais detalhes sobre a noite mais esperada de Hollywood no post Resumão do Oscar 2016).
A sinopse oficial do filme é:
"Inspirado em eventos reais, O Regresso é uma experiência cinematográfica imersiva e visceral que capta a épica aventura de um homem por sobrevivência e o extraordinário poder do espírito humano. Em uma expedição pelo desconhecido deserto americano, o lendário explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é brutalmente atacado por um urso e deixado como morto pelos membros de sua própria equipe de caça. Em uma luta para sobreviver, Glass resiste à dor inimaginável, bem como à traição de seu confidente, John Fitzgerald (Tom Hardy). Guiado pela força de vontade e pelo amor de sua família, Glass deve navegar um inverno brutal em uma incessante busca por sobrevivência e redenção. O Regresso é dirigido e co-escrito pelo renomado cineasta, vencedor do Oscar, Alejandro González Iñárritu (Birdman, Babel)."
Agora vamos as minhas considerações! (aêeeee \o/)
Assisti o filme no final de semana do Oscar, para poder torcer com mais propriedade.
O filme é loooooongo, um pouco mais de 2h30min (para ser mais precisa, são 156 minutos). Esse tempo todo, é bem desnecessário; se não fosse a fotografia INCRÍVEL, eu teria dormido (várias pessoas saíram da sala que eu estava, e outras dormiram, incluindo o sr. meu marido). Confesso que não posso dizer que não tinham lá suas razões, o filme por vezes ficava muuuuito parado.
Como já falei da fotografia, vamos explorar mais o assunto. Gente, que fotografia é aquela? IM-PE-CA-VEL, incrível, sensacional, maravilhosa, diva de ser... Não é a toa que levou a estatueta!
O cenário, as jogadas de câmera e principalmente os ângulos nada comuns de filmagem, foram o que tornaram esse filme épico. Nas lutas, muitas vezes a captura da cena era feita de baixo, então você tinha a nítida sensação de que aquilo era real, acontecendo ali na sua frente e que a qualquer momento ia "sobrar pra você".
A, já clássica, cena de luta com o urso, por exemplo, é filmada tão de perto que o urso chega a baforar a lente da câmera. Graças a esses ângulos, nas cenas de luta, a sensação de perigo, e a adrenalina ficaram a mil. Meu coração por muitas vezes acelerou, e bastante!
Apesar de ter um cenário gélido, com muita neve, como no filme Os oito odiados (último filme do Tarantino), O Regresso não te transmite tanto a sensação de frio intenso. Acredito que porque o ponto principal dos filmes sejam distintos, já que O Regresso foca mais na ação e sede de vingança, enquanto que no filme do Tarantino, a sensação de frio era fundamental para trama, já que você deveria se sentir aquecido ao entrar no tal armazém. (Quer entender mais? Veja também a Resenha do filme Os Oito Odiado)
A atuação do Leonardo Di Caprio foi espetacular! Não é de hoje que o Di Caprio arrasa na atuação, mas dessa vez teve um 'algo a mais', foi um personagem mais pesado, intenso... E você, sem esforço algum, conseguia sentir cada sentimento do personagem, apenas pelo físico.
O filme é bem sanguinário. Eu disse 'bem'? Não, acho que isso não retrata direito, na verdade o filme é sanguinário PARA CARA#%$.
Não é nada de outro mundo também, mas há de se ter um estômago forte para aguentar certas cenas. Eu que sou um pouco mais tolerante a esse tipo de coisa, fiquei com o estômago embrulhado algumas vezes e até virei o rosto em uma cena. Não é um filme para se assistir com a molecada
Veja o trailer oficial de O Regresso:
O filme é ótimo, mas para mim peca pelo excesso de tempo de marasmo.
Não curto filme que fica muito tempo focando em paisagens, ou perde muito tempo em uma ação, que poderia ser entendida com bem menos tempo. Com certeza, tudo isso foi friamente pensado, para transmitir alguma mensagem ou emoção; há quem curta, mas eu não.
Só que tudo isso é altamente recompensado pelo jogo de câmeras, de tirar o fôlego!
Recomendo bastante esse filme, com a ressalva de assistirem sem sono, e já preparados para um filme longo, com tomadas onde nada acontece, mas sabendo que vale a pena esperar, porque isso tudo será recompensado.
E você, o que achou do filme O Regresso?
parcerias: saiarasgada@outlook.com
face: www.facebook.com/saiarasgada
insta: www.instagram.com/saiarasgada
youtube: www.youtube.com/saiarasgada
face: www.facebook.com/saiarasgada
insta: www.instagram.com/saiarasgada
youtube: www.youtube.com/saiarasgada
Acho que assistiria só para ver as fotografias, não aguentaria esse tempo todo não hahahah.
ResponderExcluirBeijos,
www.hitsdomomento.com
ahhahaha é looooooongo demais, mas a fotografia prende a gente. Bjs :*
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir