Óculos de grau: por que não uso anti-reflexo na lente?

No post de hoje dou continuidade a série aqui do Saia Rasgada, chamada Papo de Míope. No post anterior eu contei truques para deixar sua lente mais fina e leve. Hoje trago para vocês os motivos pelos quais eu não uso lente com tratamento anti-reflexo (AR).

lente anti-relfexo antirreflexo vale a pena compensa como funciona cuidados preço papo de míope miopia oculos de grau ar dica

O primeiro motivo pelo qual eu não uso anti-reflexo é obviamente financeiro. Não só pelo custo inicial, mas porque uma lente que recebe esse tratamento tem naturalmente sua vida útil diminuída.

'Thainá, você está exagerando?'
NÃO, definitivamente não. Lentes que recebem o anti-reflexo tem por padrão durar um ano, apenas. Depois disso, mesmo que você tenha cuidado, ela vai ficando ruim. Lógico que você vai enxergar ainda, mas não com a mesma qualidade. Sem contar que esse tempo de um ano pode ser diminuído dependendo da exposição e de como você cuidou dessa lente.



Lentes com anti-reflexo não se dão bem com calor, choque térmico, atrito e proximidade com reações químicas. Nessas condições o tratamento vai saindo da lente, e vai inevitavelmente te obrigar a trocar de lente, porque vai incomodar (as vezes causa até mesmo aparência de que seu óculos está sempre sujo, e quando você vai analisar, a lente parece estar descascando).

lente anti-relfexo antirreflexo vale a pena compensa como funciona cuidados preço papo de míope miopia oculos de grau ar dica

Claro que lentes com anti-reflexo tem uma série de vantagens, mas isso você encontra divulgado por ai, em larga escala, o que ninguém te conta é o lado "ruim", e tcharaaaaaam, estou aqui para isso.

Não é que seja ruiiiiiim, mas você deve estar TOTALMENTE ciente de como essa lente funciona, sua duração e cuidados, para que assim possa fazer uma escolha consciente.

Falo mais detalhes nesse vídeo:


(link do vídeo: https://youtu.be/2BKINEi8OyM)


Entre os benefícios das lentes anti-reflexo está a questão estética (não sair com reflexo de luz nos seus óculos numa foto ou vídeo) e cansar menos sua visão, principalmente se você passa muito tempo olhando para fontes luminosas (computador ou tv, por exemplo).

Só que como eu disse, esse benefício tem prazo de validade, então cabe a você decidir até que ponto isso compensa para você. Se você pode trocar de lente, no máximo anualmente, sem que isso pese no seu orçamento, se joga! Caso contrário, repense! E é aquilo: uma vez com, difícil ficar sem. ;)


                                    parcerias: saiarasgada@outlook.com                                      
 youtube: www.youtube.com/saiarasgadaBR


Emoticons para comentar:
❤ 
💕 💋  ✘  - ♔ ♕ ♚ ♛  - ★ ☆ ☽ ☼ ☀ ☁ ☂ ☃  - ☹☺ 







15 comentários:

  1. Oiii. Muito interessante o que você falou, mas o correto não é fazer o exame de vista a cada 6 meses?? Eu sempre faço e consequentemente troco as lentes do óculos, as vezes o grau aumenta uma dezena e quando troco fica melhor para enxergar. Eu tenho amigas que fazem o exame uma vez por ano e como elas vão apenas porque a lente do óculos está muito arranhada ou sentem que o grau esta fraco acabam descobrindo que forçaram tanto a vista com o óculos que estava meio que vencido que acabam tendo que aumentar até mesmo um grau. Não vou dizer que é barato a consulta e as lentes novas, mas acho que compensa em ter a certeza que não está forçando as suas vistas e que o seu grau está de certa forma controlado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gi!
      Bom, visitar o oftalmo 1 vez ao ano é o padrão (a não ser q vc tenha algum outro problema que precise de acompanhamento com menor intervalo de tempo). Ir ao oftalmo apenas qnd a lente tá arranhada ou com dificuldade pra enxergar, não tem nd a ver com o aumento do grau, ou seja, isso não força sua vista e faz com que seu grau aumente. Não temos como controlar como nosso grau aumenta, pq isso independe de fatores externos.
      Vc deve achar isso, ao observar suas amigas que vão só qnd precisam, justamente pq elas só vão quando precisam (hahahahah redundante, eu sei!). Assim sendo, se eles já estão com dificuldade de enxergar é pq o grau delas já aumentou (e não foi por elas terem forçado a vista, é evolução natural de cada um msm).
      Há casos e casos, e mt mais importante que ir ao médico por causa do grau, é por causa da saúde em geral msm, por isso a recomendação de ir todo ano. ;)

      Excluir
  2. Anônimo3/4/17

    Bom dia! Você tem toda a razão quanto ao alerta sobre o anti reflexo.
    Ele tem alto custo e vida útil muito pequena. E simplesmente inutiliza a sua lente de contato, que não vai servir mais pra nada, pois, ninguém faz a recuperação das lentes. Você é obrigado a comprar uma nova lente.
    Quanto ao que comentaram sobre fazer exames a cada seis meses, informo que isto não influi nesta questão. Se você analisar detalhadamente. Fazer exame a cada seis meses ou até mesmo um ano seria ótimo, mas na realidade não é assim que funciona. Principalmente quando a sua miopia estabiliza, pois, você não terá nenhuma necessidade de comprar óculos novos a cada ano, que dirá a cada seis meses. Os meus já duram cinco anos e aconselho a nunca descartarem os óculos mais antigos, pois, um dia podem precisar.
    Hoje em dia as consultas são muito caras. Uma consulta em centro oftalmológico popular confiável, sai por volta de 150,00/200,00. Se for em oftalmo particular, mais caro ainda.
    Óculos são caríssimos. O tipo de lente mais barata te deixa com cara de retardado e a mais cara você vai pagar 1200,00 se forem lentes de qualidade. Imagina 1000,00 a cada seis meses. Fora custo do exame, da armação, lentes de contato, etc. Só quem usa óculos sabe.
    Pra quem é novo a realidade é um pouco diferente, pois, é o período que a miopia realmente aumenta e a necessidade dos exames periódicos, se faz mais presente. Sai um custo muito alto para os pais. O adolescente pode perder a aptidão para praticar esportes, devido aos cuidados com a visão e o óculos. Fora a questão psicológica, pois, superficialmente é classificado como NERD / CDF. A vida do míope não é fácil, rsrs. Mas pros marinheiros de primeira viagem, nunca deixem as lentes mudarem quem vocês são. Busque alternativas, se adapte e não deixe de fazer as coisas que gosta por causa dos óculos. Se jogue na vida. Vais quebrar alguns óculos, mas vai ultrapassar limites. Seja feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Meu óculos anterior ficou comigo por 7 anos... nesse tempo mudei armação, mas a lente era a mesma. A consulta anual é recomendada, principalmente para quem tem alto grau, para evitar complicações... intervalo menor q isso só em caso de risco de algum problema q precisa de acompanhamento bem de perto ou tratamento msm, fora isso é exagero e oftalmo querendo ganahr dinheiro com desinformação das pessoas.

      Olha, estou usando um óculos com AR com um preço incrivel a lente e diz q eh a lente mais fina do mundo, contei td sobre a empresa LENSCOPE q faz, nesse vídeo: https://youtu.be/MWW6hbeAEfQ se quiser conferir ;)

      Excluir
  3. Bom teu post. Eu trabalho em ótica faz algum tempo já, e tenho conhecimentos que a maioria das optica não possuem e nem sabe que existe. A remoção do anti-reflexo. Não é tão difícil de fazer mas poucas pessoas sabem dessa possibilidade. Existe tbm o polimento de lentes, mas se você perguntar em alguma ótica grande sobre isso é capaz de darem risada lá...kkkkk...mas sim é possível e muito fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devem saber msm e mts que sabem não devem informar para vendr nova lente, né?

      Excluir
  4. Pessoal, tenho 62 anos e uso óculos a 55 anos e nunca precisei trocar de óculos todos os anos. de uns tempos para cá depois que apareceu esse Anti reflexo descobri que sua validade não passa de dois anos. Não há condições de você trovar de óculos em menos de 2 anos num valor de R$3.380,00 só a lente. Esse Anti reflexo é bonzinho só por 6 meses, após isso, você fica com olhar de bobo. Passei a ser contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sandra. Muitos usuários de óculos tem descoberto isso da pior forma: comprando e usando. Infelizmente a maioria dos AR do mercado são ruins ou tem, de fato, uma data de validade pré- definida. Atualmente estou usando um óculos com AR (meu primeiro), pq encontrei uma empresa q faz pelo preço de uma lente sem AR, então resolvi experimentar. Contei tudo num vídeo lá pro canal, se quiser conferir: https://www.youtube.com/watch?v=MWW6hbeAEfQ

      E se vc se interessar, na descrição do vídeo ainda tem um cupom de desconto na compra \o/

      Excluir
  5. Muito bom o seu texto. Eu sofro muito com antirreflexo descascado.

    ResponderExcluir
  6. Foi exatamente o q eu falei na ótica q comprei meu primeiro óculos com anti reflexo,é isso q eu pedi sem o anti reflexo pq sei da durabilidade dele,mesmo contra minha vontade colocaram o anti reflexo,resultado,está descascando e vou ter q comprar óculos novo sem poder gastar,fico indignada com essas coisas e empresas q só pensam em ganhar em cima de vc.O próximo vai ser sem anti reflexo.

    ResponderExcluir
  7. Amei saber dessas informações, tô entrando agora nessa nova realidade, e não sei muito, os comentários de cada um foi fundamental!!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com medo de ir ao Oftalmo por causa da pandemia então estou sofrendo faz um ano com meu óculos com a lente toda "descascada" e até arranhada. E fiquei sabendo essa semana por um amigo que é muito devido à degradação do AR. Que alívio saber disto. Mas existem meios de fazer em casa mesmo essa "limpeza " nas lentes e melhorá-las ??? Vi muitas dicas aqui na internet. Isto é seguro ???

    ResponderExcluir
  9. Valeu a dica! Meu óculos anterior ficou a lente meia embarcada e agora sei o motivo. Para "Gi"! Legal se vc tem condições financeiras de ir ao oftalmo de 6 em 6 meses w trocar seus óculos, porém, essa não é arrealidade da maioria dos brasileiros! Q muitas vezes ao final de 12 meses, ainda está pegando a prestação do óculos q adquiriu a um ano atrás.

    ResponderExcluir
  10. Rossana Ruivo7/6/23

    Olá, eu costumo fazer a consulta de optometria numa óptica muito conhecida, que disponibiliza consultas gratuitas. Faço isso 1 vez por ano, ou 1 vez cada 2 anos, conforme. Nas duas últimas vezes, a optometrista receitou lentes caríssimas (com filtros todos XPTO, tipo Relax, etc) o que nunca tinha usado antes, mesmo usando óculos desde criança, e sempre vi bem com óculos. O que eu pergunto é se é possível que necessite mesmo de tudo isso, mesmo que nunca tenha usado antes, ou se por contrário é apenas marketing das lojas de óculos para venderem os produtos mais caros. Uma coisa que reparei nesta última vez, é que depois da consulta, quando estava a ser atendida pela vendedora, e disse que queria lentes normais, as mais baratas até, a atitude da vendedora mudou, passando a fazer "má cara" e informando que eu ia sentir muita diferença. Ainda não cheguei a encomendar os óculos desta última vez, mas quando comprei estes meus últimos, há 2 anos, deixei me influenciar e comprei mesmo as lentes caras (mas na utilização não reparei em grandes diferenças em relação às lentes normais, que tinha até essa altura).
    Devo comprar os XPTO, ou seguir a intuição e comprar as lentes mais normais e comuns, sem nada de tratamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/6/23

      Como informação adicional, eu já uso óculos há cerca de 40 anos.

      Excluir

 

©2011Saia Rasgada | by TNB