Minha cirurgia: Fibroadenoma de mama

Oláaaaaa Creusada. O post de hoje é para contar um pouquinho como foi a cirurgia que fiz quarta-feira para retirada de um fibroadenoma de mama.

minha cirurgia fibroadenoma mama tumor mamario nodulo

Fiz a cirurgia de fibroadenoma de mama, porque um dos 'benditos' me incomodava (principalmente no período menstrual) e já estava grandinho. Não se sabe ao certo o que causa o aparecimento dos fibroadenomas, mas eles são tumores mamários benignos, que surgem frenquentemente em mulheres de até 30 anos.
minha cirurgia fibroadenoma mama tumor mamario nodulo
Logo após a cirurgia.

A retirada é opcional e só ocorre quando o fibroadenoma está grande e palpável. Mesmo em caso de mulheres que não sintam incômodo, se com o acompanhamento do fibroadenoma se perceber que ele está a crescer, é recomendando sua remoção, antes que fique muito grande (o que torna a retirada pior, aumentando inclusive a cicatriz; sem contar que dependendo do caso, o fibroadenoma muito grande pode até deixar a mama deformada).

Nesse vídeo falo sobre a experiência que tive na minha cirurgia de fibroadenoma:


(link do vídeo: https://youtu.be/6Oq9Wgl0PUI)

O fibroadenoma retirado, mesmo visualmente tendo todas as característica de realmente ser um tumor benigno (ou seja, ser de fato um fibroadenoma), foi imediatamente enviado para biópsia, para que na análise minuciosa, se finde qualquer dúvida sobre a benignidade 'da coisa'.

Os fibroadenomas não aumentam as chances da mulher de desenvolver um câncer de mama, e a sua transformação em um tumor maligno é um evento raríssimo. Entretanto, é fundamental que haja um acompanhamento da evolução desses nódulos (eu mesma tirei o maior, mais ainda tenho outros 2 pequenos, que vou acompanhar anualmente).
minha cirurgia fibroadenoma mama tumor mamario nodulo
Como o fibroadenoma aparece nos exames de imagem.

No meu exame de ultrassonografia, o laudo do fibroadenoma que foi retirado é o seguinte:

"Volumosa formação nodular macrolobulada, hipoecogenica, de contornos definidos, bem delimitada, maior eixo paralelo à pele, sem alterações acústicas posteriores, sem efeito expansivo, fluxo central, sem alterações acústicas posteriores, localizado no raio de 1 hora da mama esquerda, medindo 34,4 x 14,9 x 33,4 mm."



Mesmo após sua retirada, o fibroadenoma pode voltar, inclusive pode-se ter vários desses nódulos, sem que isso seja um problema. Por isso repito: o acompanhamento é fundamental, pois pode haver uma evolução, ou uma involução; é uma caixinha de surpresa!

Qualquer dúvida não hesite, procure o seu médico e o encha de perguntas, não fique com 'caraminholas' nessa cabecinha de meu Deus. Ok?


60 comentários:

  1. Kátia Andrade19/2/16

    Como vc esta agora? melhoras

    ResponderExcluir
  2. Renatha Gonçales19/2/16

    Nossa, eu tenho que fazer, mas to sempre adiando rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele tiver grande, e/ou incomodando, faz sim. Sei que dá um medinho, mas eh 'de boas' :*

      Excluir
  3. Nossa, e isso deve incomodar muito né? Mas como é diagnosticado? Logo no primeiro exame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas mulheres nem sentem incomodar, mas eu sentia, principalmente no período menstrual. Como eu disse no vídeo, o primeiro "contato" foi no exame de toque, de rotina, a ginecologista já disse q poderia ser fibroadenoma e me passou a ultrassom. No exame de imagem, pelas características se confirmou. Decidimos pela retirada do maior, e assim que saiu da cirurgia ele foi enviado para biopsia, mesmo tendo todas as características de realmente ser tumor benigno, mas para não ficar qualquer duvida ele foi para análise minuciosa. :*

      Excluir
  4. Nossa, nem sabia da existência disso. Bem legal compartilhar sobre em seu blog, vim ler sobre livros e acabei me interessando por esse post. rsrs

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom compartilhar essas coisas, porque quando a gente se depara com algo assim, vai procurar informação e praticamente só acha sob o ponto de vista médico, formal. Nada como você poder ouvir relato de algm como você, paciente. Thay, em breve vou começar a falar mais sobre livros e filmes, ai você volta hahahah Bjs Creusinha! :*

      Excluir
  5. Oi, ir tenho um na mama esquerda e terei que retirar. Eu fiquei tão nervosa quando soube que Ia ter que operar (ontem) que nem perguntei pro medico de outros fatores que me veio a cabeça depois. Você ficou com alguma cicatriz? Kkkkk seu medico falou algo sobre uma posterior amamentação, tipo, interfere mais tarde? Beijos e obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah super te entendo, a gente fica meio transtornada né? Com super medo de ser algo mais grave! Normal, tire todas as dúvidas com seu médico antes, eu enchi minha médica de pergunta, mas tb foi da segunda vez que fui para marcar a cirurgia, da primeira vez fiz q nem você, quase não perguntei nada! hahahaha

      Não tem problema com amamentação futura (lógico q o ideal é engravidar só dps de um tempo, para o corpo já ter se recuperado por completo), cicatriz praticamente imperceptível. No começo até chorei achando q ia ficar horrenda, mas aos poucos ela vai sumindo. Pretendo até fazer vídeo sobre isso em breve.

      No que puder ajudar, tô aqui, como paciente tb, pq eu sei como é importante ouvir gente como a gente. ;)

      Excluir
  6. Oi! Nossa deve incomodar bastante né, não sabia que isso existia. Você já está melhor?
    Amei seu blog!
    Beijão
    https://otomescriativas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incomoda o fibroadenoma, dps q ele é retirado é uma beleza rsrsrsr
      Já estou 100% sim. Obrigada pelo carinho! :*

      Excluir
  7. Bom dia flor, pra ser sincera desconhecia essa fibroaderma, mas fico grata pelo compartilhamento.
    beijos!
    www.gartadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom compartilhar informação. Bjs! :*

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá! Não sei te dizer, porque a minha foi pelo plano de saúde. :)

      Excluir
    2. Anônimo25/1/17

      Eu fiz faz 2 semanas e paguei 9.000,00 em tudo (hospital, médico e agulhamento).

      Excluir
  9. Oi tudo bem, obrigada por postar deu relato. Tenho 25 anosa e ja tenho 7 nódulos. Fiz uma biopsia no maior e deu tb provavelmente fibroadenomas. Fiquei muito nervosa pq tenho 4 tias que teve câncer de mama. Fui em dois mastologistas, um quer tirar o maiir r outro n kkk. Mais to começando a sintir uns comichões umas dores. É pouco mais me emcomoda um pouco. Não sei se e psicológico mais ta meio estranho. Fiquei com medo de falar q tava incomodado e eles me operar 😬. Mais gostei do seu video, sou medrosa demais e nunca operei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente assusta logo msm, menina! Aqui aconteceu o msm, até sair o resultado da biopsia, eu ficava nervosa, chegou até atacar a gastrite, msm a médica e minhas pesquisas apontando para fibroadenoma.
      O meu incomodava, principalmente andando de carro em lugares irregulares, ou passando mais rapidinho em um quebra mola. As vezes até parada incomodava. É recomendável acompanhar a evolução e tirar os q incomoda e/ou estão maiores, até msm por uma questão de qualidade de vida e estética (o tamanho do corte dependerá do tamanho do nodulo)
      Estou precisando voltar na médica, pq agora meu outro seio anda incomodando, quase 1 ano dps, os nódulos dele devem ter evoluidos. Vamos ver!

      Bjinhos e se cuida, qualquer coisa tô sempre por ai pra papear :*

      Excluir
  10. Anônimo4/12/16

    Olá, tenho um fibroadenoma no seio do lado direito medindo 7cm, estou pesquisando muito pra ver alguém que tenha um nódulo do mesmo tamanho pra ver relatos, mas não encontrei. Minha cirurgia é agora na terça feira, meu médico disse que ficarei com o seio menor que o outro, não entendi o por que, e meu cirurgião plástico que tbm vai me operar no dia disse que nada disso vai acontecer ( de ficar menor que o outro) não sei pq o mastologista está me assustando assim, estou muito nervosa, seu médico mencionou algo parecido pra vc? Beijos lindona��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque seu nódulo é maior, e o seio direito, por natureza já é menor q o esquerdo (já tinha reparado nisso?). Então, pode ser q dê alguma diferença logo no começo, até o corpo preencher o espaço do nódulo retirado. Realmente não sei qual a necessidade do mastologista colocar esse terror, talvez ele só quis te alertar do q pode acontecer, pra dps vc não reclamar, mas ele poderia falar de uma forma tranquilizadora, não assim, jogar no ar e acabou. A gente já fica nervosa, cabe (ou caberia) ao médico nos acalmar. Enfim.... Vai dar tudo certo. Que os anjos do Senhor estejam juntinho de vc na sua cirurgia. S2

      Excluir
  11. Anônimo5/12/16

    Surpresa com a rapidez de sua resposta! Realmente o seio direito é menor. Muito agradecida pelas suas palavras, me ajudou muito, estou mais calma, obrigada por tudo ... Beijos S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!!! \o/
      No que precisar, estou sempre por aqui (ou nas redes sociais). Qualquer coisa, só gritar. Bjs :*

      Excluir
  12. Olá. Já fiz retirada de um nódulo fibroadenoma de 10cm. No início, o meu seio ficou do mesmo tamanho do direito, no caso o tumor era do lado esquerdo. Mas como meu tumor era muito grande, ele disse que devido a cicatriz interna, futuramente eu ia apalpar a cicatriz e ia sentir como se tivesse outro nódulo. Tenho feito o autoexame, e percebo realmente. Isso tem me deixado preocupada pensando que é outro tumor. Acontece com você tbm? Rsrs. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu não sinto nada disso, talvez pelo fato do meu ser bem menor. Na época pesquisei bastante sobre o assunto e vi que em casos de nódulos grande é comum o corpo preencher o "vazio" que vai ficar com a retirada, formando uma espécie de "bolha de liquido". Talvez seja isso que causa a sensação de um novo nódulo. De qualquer forma é importante visitar seu médico regularmente para manter os exames em dia. Bjs ;)

      Excluir
  13. Olá
    Vc sabe dizer a classificação Bi Rads nos módulos classificados como fibroadenomas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fibroadenomas estão na categoria 2, em geral ;)

      Excluir
  14. Olá, tenho andado bem preocupada, pois tenho um nódulo na mama esquerda de 3cm, a medica indicou a retirada pois minha mama eh pequena e sinto incômodo, inclusive na época da menstruação, tenho medo de ficar com seio menor que o outro, quanto a cicatriz, ela disse que seria pela auréola, ai fiquei mais tranquila, tenho 37 anos e possuo o fibroadenoma a uns 5 anos e ele só vem crescendo, ja fui a mastologista e todos disseram a mm coisa... Maior medo só da cirurgia, pois nunca operei nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos do tamanho do meu nódulo. Meus seios tb são pequenos e não senti diferença NENHUMA, a não ser voltar a ter conforto, pq o nódulo tb me incomodava bastante.
      Não tenha medo da cirurgia, veja meu vídeo, nele relato como eu fiquei morrendo de medo e como deu tudo certo. Melhor tirar agora do que correr o risco de que eles cresçam ainda mais. ;)

      Excluir
  15. Oi, nossa.. estou desesperar, encontrei um nodulo no seios. Eu já tive um fibradenoma no passado, nunca tirei, pq ele diminuiu bem o tamanho. Mas esse q apareceu é mto diferente do outro. Ele é uma bolinha pequena e nao se move, é fixo. A consulta tá marcada só pra sexta. O seus nodulos eram moveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renee. O meu nódulo era móvel sim, eu tinha até dificuldade de sentir o tamanho dele, pq eu apalpava e parecia q ele escapolia para o lado. rsrsrs Essa é uma das caracteristicas de tumores benignos, como o fibroadenoma. O que NÃO SIGNIFICA q qnd não é móvel seja um tumor maligno, ok? Sei que a gente fica nervosa pra caramba, mas calma. Ainda bem que a consulta já está marcada e seu médico irá descobrir do que se trata. Não esqueça de fazer tds as perguntas para ele, sem vergonha e sem medo. Ok?

      Depois vc volta aqui para me contar o diagnóstico? Estarei na torcida para que dê tudo certo. :*

      Excluir
  16. Quais os exames pré operatorios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz exame de sangue e ultrassonografia. ;)

      Excluir
  17. Anônimo10/4/17

    Olá! Quem faz a cirurgia de extração do fibroadenoma? O mastologista ou um cirurgião plástico? Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso foi a ginecologista mesmo. Acho que o mais comum é o gineco/mastologista. Já vi relatos de meninas q fizeram com 2... um gineco/mastologista e um cirurgião, para corrigir alguma coisa, já aproveitando o embalo. ;)

      Excluir
  18. Olá,
    Qual o valor do procedimento?
    Vc fez através de convênio, particular?

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Qual o valor do procedimento?
    Vc fez através de convênio, particular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana.
      Não sei te informar valores, pq eu fiz pelo plano de saúde. :*

      Excluir
  20. Olá fiz a minha cirurgia tem 10 dias. Vou retirar os pontos daqui a 3. Estou.sentindo duro ao redor da.cirurgia. com vc aconteceu alguma coisa do tipo? Eu naot.fiz muito esforço. Coisa normal. Lavar uma louça. Fui ao mercado e carreguei algumas sacas. Nada demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na consulta, não deixe de comentar td isso com seu médico. Bom, eu não senti nada assim, apenas incomdo inerente a cirurgia mesmo... eu não fiz praticamente nada durante os 10 dias q levei para tirar os pontos, se tivesse q pegar alguma coisa eu pegava só se fosse mais leve e com o outro braço, cabelo cuidei com ajuda, pq não podia erguer o braça para cuidar sozinha, não dirigi... como vc não pegou peso, não deve ser nada demais, mas como eu disse: fale com seu médico, não esconda nada.

      Ah, como estão seus pontos?

      Excluir
    2. Os pontos estão sequinhos. Acho que até demais. Kkk mas a médica disse que não tem problemas passar de dez dias para retirar.

      Excluir
    3. Ah que bom, ponto sequinho é top! O meu tb ficou de boas, isso é coisa boa, corpo reagindo bem! :*

      Excluir
  21. Anônimo24/5/17

    Qual era o tamanho do seu fibroadenoma? Descobri que tenho um de 2cm na mama esquerda, mas o médico já indicou cirurgia porque quanto maior mais difícil a retirada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3cm... a minha médica recomendou a retirada logo pelo mesmo motivo (além de q me incomodava em certas situações)

      Excluir
  22. Oi meninas! Estou fazendo hj 1 semana de cirurgia. Retirei um fibroadenoma de 7 cm. Fiquei muito assustada tb, quando meu médico disse que precisa fazer o procedimento. Mas correu tudo bem. É bem rápido. No meu caso, fui sedada e tomei anestesia local. É td muito rápido. Precisa estar de jejum de no mínimo 6 horas. Saí no mesmo dia do hospital. Minha recuperação está ótima. Li um comentário aqui, falando que está meio duro, que parece ter outro nódulo. Tb percebi isso cmg. Deve ser quando o fibroadenoma é maior. Mas então, sem medo.... quem tiver que tirar, vai em frente.
    Espero ter ajudado.
    Ah, fiz pelo plano, mas tive que pagar o anestesista. No meu caso, meu plano cobre reembolso. O pré operatório foi exame de sangue e rx do tórax.
    Bjinho bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fafa, que bom que deu tudo bem e MUITO obrigada por compartilhar sua história aqui com a gente, com certeza vai ajudar muitas mulheres que, inevitavelmente, ficarão nervosa com essa cirurgia.

      Tirando a parte de ficar meio durinho, o meu procedimento foi igual ao seu. :*

      Excluir
  23. Anônimo12/6/17

    oi eu esta com um nodulo e fiz ultrasson apareceu q ele cresceu e meu medico me encaminhou para biopcia e o resultado da minha biopcia deu fibroadenoma.axei estranho eles mandar o seu para biopcia depois dea cirurgia oq vc axa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso a médica já tinha certeza q era fibroadenoma e havia recomendação para cirurgia, ela mandou para biopsia apenas por desencargo de consciência, já q não custava nada analisar melhor! ;)

      Excluir
    2. O meu também vai pra biópsia só depois da cirurgia vou fazer a cirurgia amanhã estou super nervosa rsrsrs...

      Excluir
    3. A essa altura vc já operou, né, Maria? rsrs
      Como vc está? Espero q tenho sido tudo de boas... bjs e boa recuperação!

      Excluir
  24. Nossa vou fazer uma cirurgia amanhã de fibroadenoma estou muito nervosa e só um de 3cm no direito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, como foi a cirurgia? Espero que tenha dado tudo certo e q sua recuperação seja um completo sucesso! :*

      Excluir
  25. Ola tenho uma cirurgia marcada para semana que vem,to com medo um pouco,ainda mais que falou que sentiu dor depois,mas esta muito grande,por isso preciso tirar...mas me esclareceu algumas duvidas,depois da cicatrizacao,o seu seio ficou normal?meu medico disse que quase nao se percebe depois...obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, Carol. Vai dar td certo, é uma cirurgia super de boa e eu te entendo total pq eu tinha as mesmas preocupações q vc antes da minha (cheguei a chorar e td de nervoso um dia antes rs).
      Qnt a cicatrização, hj é praticamnte imperceptivel, no começo vc acha q vai ficar "marcado" pra sempre, mas qnt mais o tempo passa, menos se nota. Hoje preu ver onde foi o corte, preciso me esforçar rsrsrs

      Bjs e boa cirurgia. Depois volta aqui pra me contar como foi :*

      Excluir
  26. Bianca17/8/17

    Oie, Thainá.
    Tenho 21 anos e um fibroadenoma de 4 cm. Faz um pouco mais de um ano que descobri e desde então cresceu 1 cm. No primeiro momento, meu médico acoselhou que eu retirasse logo, mas como ainda estudo para o vestibular (fui usando algumas desculpinhas como essa, para esconder meu medo... Rs), fui deixando para depois. Também sou bem chorona e chorei horrores na hora da biópsia. Decidi que farei a cirurgia ainda esse ano, pq passou a me incomodar, então resolvi pesquisar relatos de quem já fez essa cirurgia. Seu vídeo me passou uma tranquilidade, que você não tem noção! Farei os exames pré-operatórios ainda essa semana. Como foi a sua recuperação? As dores passaram depois de quantos dias? Aguardo sua resposta! Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Bianca, fico tão feliz que meu vídeo tenha te ajudado. Sei como iso é mega importante pra gente ficar mais "de boas" com a situação, né?
      Bom, a minha recuperação foi tranquila, eu segui a risca as orientações de não pegar peso, de não fazer qualquer tipo de esforço e não levantar o braço. Meu marido me ajudou mt, pq pra vc conseguir fazer isso, precisa ter algm te ajudando, até mesmo na hora do banho, de vestir uma roupa, pentear um cabelo.... me preparei, sepranado roupas para usar durante esse tempo, onde eu não precisasse erguer os braços, por ex. Deixando td q podia da minah vida organizado, para poder ficar de stand-by tranquilona nesses 10 dias de cicatrização...
      O ponto ficou sequinho e a medica tirou facilmente qnd fui lá dps dos 10 dias, nem senti tirando! \o/
      Mas é aquilo, não pode fazer estripulia (pra sair na rua até comprei aquelas tipoias de qnd a pessoa quebrou o braço... preu não esquecer q não podia mover e pras pessoas verem q não podia tb kkkkkkkk)

      Assim, não senti doooooooor dor msm, sabe? Foi mais umas fisgadinhas, mas a gente saí medicada do hospital... então qnd fisgava era pq já tava proximo do horário da próxima dose. Mas dura pouquissimos dias.

      Bjs e vai dar td certo. Depois volta aqui pra me contar os baphos todooooooooooos :*

      Excluir
  27. Oi boa noite também passei por uma cirurgia de fiboadenoma hoje estu com três dias de operada pra mim esta super tranquilo, só umas fisgadinhas também quando chega próximo do horário da medição... A dúvida é quando ao curativo sai de lá meio sonolenta não me recordo o que me disseram... rsrsrs vou tirar os pontos daqui oito dias devo tirar o curativo antes? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu eu tirei com 2 dias, e a recomendação da médica era lavar com água e sabão neutro na hora do banho e só. Deu super certo cmg ;)

      Excluir
    2. Ola, fiz a cirurgia ha 4 meses e ainda nao consigo voltar a vida normal pois sinto muita dor na mama e na axila qfo movimento meu braço. Isso é normal? Qto tempo pra deixar de sentir dores? Devo voltar ao mastologista?

      Excluir
    3. Oi, Isa. Olha, é melhor procurar seu médico para analisar melhor o caso... com 4 meses eu não tinha mais isso não; eu não fazia trabalhos de força com o braço, mas para coisas normais do dia-a-dia era de boas. Como cada corpo é um corpo, é bom marcar uma consulta e conversar direitinho com seu médico sobre isso, não dá pra bobear.

      Com 10 dias, qnd tirei o ponto, já voltei a minha rotina, com moderação, claro, mas voltei (dirigir, lavar louça, tomar banho e me vestir sozinha...)

      Dps q for ao médico, vc passa aqui pra me contar como foi? Fiquei curiosa pra saber... não há de se nada demais! ;)

      Excluir

 

©2011Saia Rasgada | by TNB