Livro de colorir x essência criativa do desenhar

Bom, já ouvi muita gente dizendo-se contra livros de colorir (tanto para adultos, quanto para crianças) pelo fato de que a pintura de desenhos prontos “tira a essência criativa e de expressão do desenho”. Concordo em parte!
Como tudo na vida, nada como o equilíbrio!

Antes de abordar o tema, acho válido falar algo sobre a expressão artística infantil.

A criança: desenhar é uma parte muito importante no processo de comunicação dela com o mundo, basta lembrar-mos que todos nós antes de escrever ou até mesmo falar direito já fazíamos nossos rabiscos. Tanto o pintar quanto o desenhar são importantes também para a coordenação motora. Acho que as crianças devem desenhar e pintar seus próprios desenhos, muuuuuuuuito mais q desenhos prontos.

Sou daquelas que acredita, inclusive, que nas salas de aula deveríamos minimizar bastante a presença de figuras prontas e caricatas, pois isso pode acabar inibindo a criança a criar sua arte, já que em uma tentativa de cópia de tais desenhos ela pode acabar se frustrando e desistindo ao mais belo estilo “ah, eu não sei desenhar”. Só que isso tudo não impede que vez ou outra nossas crianças não possam pintar desenhos prontos, afinal tanto quanto os desenhos, a pintura e as cores em si expressam também sentimentos, emoções, desejos….

Segue uma imagem que me animou a escrever sobre isso.
A Laura, de apenas 7 anos, fez essa coruja MARA ao se sentir estimulada vendo sua mãe Marília pintando uma coruja no livro de colorir para adultos.

O livro de colorir para adultos para mim vai muito além da proposta do desestressar, serve como estímulo para nós adultos nos reencontrarmos com a arte, que na maioria das vezes acabamos deixando de lado na adolescência por ser coisa de criancinha. Serve também para aproximar pais e filhos em algo prazeroso para os dois. E finalmente serve para que nossas crianças sintam-se mais a vontade em suas criações também (sabe aquela coisa de pais q leem terão filhos que gostaram de ler?).

Não fosse essa nova moda (abençoada seja!) de livros de colorir para adultos, muita gente continuaria afastada da arte, continuaria não desenhando e com o adendo de também não colorir e não se interessar por arte. Esses livros abrem portas para que as pessoas sintam vontade de aprender. Vejo nos grupos que faço parte muita gente arriscando uns traços e outras já criando e desenhando para complementar as imagens ou até mesmo alterá-las, se interessando por técnicas, materiais, estilos artísticos, pintores… Quando e como isso aconteceria se não fossem as figurinhas prontas?



siga no instagram: @saiarasgada

http://www.facebook.com/saiarasgada

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2011Saia Rasgada | by TNB