Museu Bühler, Visconde de Mauá + Necessaire do começo do século passado

Gente, eu conheci um museu MARA em janeiro, quando estive em Visconde de Mauá. É o Museu Bühler, que fica nas dependências do hotel de mesmo nome.

Museu Hotel Buhler Visconde de Mauá Necessaire começo século passado

Foi minha 5ª viagem para Visconde de Mauá e nem sabia da existência dessa belezura. Sabe porquê? O Museu ainda não entrou no circuito turístico da cidade, sequer é divulgado. Praticamente só quem visita essa parte da história são os hóspedes do Hotel Bühler.

Segundo a recepcionista, em breve o museu será divulgado para o público em geral, e assim receberá visitação externa, mas por enquanto ainda estão organizando e catalogando material. Eu já achei o acervo ótimo, tanto em qualidade, quanto em quantidade, mas ainda tem muita coisa para compor, de fato, a história da colonização local.

Museu Hotel Buhler Visconde de Mauá mala antiga começo século passado
Mala usada para fazer a viagem da Alemanha para o Brasil



A família Bühler foi a pioneira na colonização do povoado de Maringá, lá alto Visconde de Mauá, (que em 1913, quando chegaram, se chamava Taquaral). Vieram da Alemanha com a promessa de uma vida melhor, sob o patrocínio do Governo brasileiro.

Enfrentaram muitas dificuldades, mas com esforço e perseverança foram se adaptando e levando progressos ao local.

museu Hotel Buhler Visconde de Mauá projetor telefone antigo começo século passado
Dando um bizu em como funcionava um projetor e um telefone antigo


No museu há um grande painel que traz toda a história, desde a saída de sua terra até os dias atuais, contando com riqueza de detalhes os pormenores de como era a vida no interior do estado onde ficava a capital do país. A cada parágrafo eu me maravilhava e viajava no tempo. Muito, muito, muito legal mesmo!!!
museu Hotel Buhler Visconde de Mauá historia colonização começo século passado

O Hotel Bühler foi a primeira hospedagem da região, que hoje é repleta de hotéis e pousadas. Na época, eles dormiam no paiol para hospedar as pessoas em sua própria casa, em geral outros colonos que procuravam descanso e um clima mais ameno. Como a viagem era bastante longa e cansativa, os visitantes costumavam ficar pela região por um longo tempo, entre 1 e 3 meses (em pensar que hoje, muita gente viaja para lá 'de final de semana').

museu Hotel Buhler Visconde de Mauá moveis utensilios começo século passado

Muitos avanços foram levados até a região graças a família Bühler, e acho que não é exagero nenhum falar que hoje aquele lugar é INCRIVEL, tanto para o turismo de aventura, quanto para o descanso e gastronomia, graças a essa família guerreira.

museu Hotel Buhler Visconde de Mauá filmadora moveis utensilios antigos começo século passado

Visconde de Mauá fica entre o RJ (nas cidades de Resende e Itatiaia) e MG (na cidade de Bocaina de Minas). O Hotel Bühler está localizado em Maringá-MG, nas proximidades daquela pontezinha de pedestres clássica que liga o lado RJ ao lado MG.

Site do hotel: www.hotelbuhler.com.br

Achei uma penteadeira com itens do começo do século passado:

museu Hotel Buhler Visconde de Mauá Necessaire antiga começo século passado

E tive que fazer um vídeo para mostrar para vocês, Creusas, como que é essa espécie de necessaire da época, onde as mulheres transportavam seus itens de beleza e higiene pessoal, de forma elegante. Segue o vídeo, é bem curtinho:


(link do vídeo: https://youtu.be/VWocZ0n7ngI)
Se você for passear pela região de Visconde de Mauá, vale a pena tentar conhecer.
Como ainda não está 'sendo ajustado', dê uma ligadinha antes para saber detalhes. Diz que você viu a recomendação aqui no Blog Saia Rasgada, vai que...né? rsrsrs

Em breve trago mais dicas sobre Visconde de Mauá, o meu "best place of the world" S2 Como eu amo aquele lugar!!!








6 comentários:

  1. Ferdinanda W.26/2/16

    Parece muito interessante, adoro museus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super interessante, porque não é mais do mesmo, sabe? :*

      Excluir
  2. Amanda Baptista26/2/16

    Que show!

    ResponderExcluir
  3. QUE LEGAL , NOSSA FOTOS MARA

    http://luanacabralblog.blogspot.com.br/ Tenho um blog e te convido para visitar ele , beijos <3 Com muito amor <3

    ResponderExcluir

 

©2011Saia Rasgada | by TNB